"Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (I Co 3-11).

16 de mar. de 2011

Artigo Pastoral

Creio em Deus Pai TODO PODEROSO...


Rev. Jorge Torres+

“Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus…” – Eclesiastes 9:1



    Sempre que estamos diante de alguma situação catastrófica (como agora no Japão) explorada pela mídia às vezes de maneira tão simplesmente para enriquecer seus índices de audiência, surgem indagações em meio aos diversos seguimentos da sociedade, inclusive, e, com pesar, no “meio cristão”, do tipo:

Realmente Deus está no controle de Tudo? Tudo o que acontece no mundo Deus está controlando?

Antes de respondermos estejamos cientes de que enfrentaremos comentários favoráveis e desfavoráveis, críticas amenas e às vezes mais duras para as duas opções de resposta, ou seja, se dissermos que sim, Ele está no controle, poderão nos dizer: então que as catástrofes, tragédias, estupros, assassinatos, as injustiças que acontecem com crentes ou não e tantas outras coisas ruins no mundo, Deus poderia ter evitado. E se podia, por que não as evitou?

Se dissermos que não, Ele não está no controle, logo alguém também nos dirá: então Deus não é Soberano, não é Onipotente, Onisciente, Onipresente, nem o Grande El-Shadai! Ele é apenas um “ser” limitado por ter fora do seu controle certas coisas!

Sem dúvida, por muito tempo essa questão foi mais levantada pelas pessoas descrentes, longe dos ensinamentos bíblicos, porém, hoje, tal dúvida paira até mesmo entre os Cristãos, pois alguns teólogos e líderes enveredaram por lançar mais “confusão”, do que, propriamente clarear a mente e ajudar a fé das pessoas. Enfim, entre outras coisas, advogam que se pregamos um Deus amoroso, que entregou seu próprio filho por nós e ao olharmos na televisão e vermos desgraças diversas, parece que existe uma dicotomia em nossa crença.

Estamos de fato vivendo um período em que muito se fala acerca da Bíblia, porém, muito pouco a Bíblia tem nos falado, em outras palavras, estamos muito preocupados com o que tal pessoa, tal líder, tal teólogo pensa sobre alguma questão bíblica (normalmente divergem entre si), antes, não deveríamos nós, por meio do Espírito Santo, buscar beber diretamente da fonte?

Está escrito em João 5,39 que a Bíblia é a única fonte de fé: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim”; como também em 2Timóteo 3,16: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”.

Estes textos e outros mais nos provam que apenas as Escrituras são o guia ou regra de fé de todos, mas, muito mais daqueles que em tese, se dizem Cristãos.

Ao depararmos com tantas posições às vezes um tanto quanto polêmicas, vemos que existe alguma coisa estranha ocorrendo, e isso, nos leva a crer que muitos abdicaram das Sagradas Escrituras e, preferem “intelectualizar teorias” defendendo seus próprios pontos de vistas, mesmo que para isso, jogue para fora todo o ensinamento bíblico.
     

Para nós, Cristãos, que somos o Povo de Deus, separado e chamado para transformar o mundo, não pode haver dúvidas: Deus está no controle de tudo! Ele é Soberano! Só Ele determina o que é e o que há de ser e como será! Só Ele conhece nosso futuro, nosso presente e nosso passado. A Bíblia assim ensina.
     
     Graças a Deus!

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo belo texto caro irmão e colega de Ministério.
Deus continue abençoando a vossa comunidade.

Nossa Comunidade